quarta-feira, 24 de fevereiro de 2016

BIRITINGA ESTÁ EM LUTO !!


Será hoje a partir das 15 h o sepultamento do Sr. Antônio Carlos Bispo de Cerqueira (conhecido
como Cacau), 52 anos,  o mesmo morreu ontem após atirar contra a própria cabeça, foi encontrado por volta das 13:30 hs da terça-feira (23), na Fazenda Piabas, município de Biritinga. 
Ainda segundo informações, a atitude da vítima pode ter relações com um possível ‘quadro de depressão’ que o mesmo estava passando. O corpo da vítima foi encaminhado ao Departamento de Polícia Técnica ontem e até o momento aguarda liberação para ser sepultado ainda hoje. A cidade se comove com o acontecido, amigos declaram seus pêsames em rede social, o Colégio Estadual suspendeu as aulas e a Prefeitura Municipal manifestou luto.

O Blog Biritinga Em Pauta manifesta sentimentos de solidariedade e compaixão a família enlutada.

OBS: Informações colhidas via Rede Social e Blog Biritinga Informa.

SUICÍDIO: VAMOS FALAR SOBRE ESSE ASSUNTO?

Hoje vamos abordar um assunto que geralmente é evitado nos veículos de comunicação. Mas, não devemos deixar de divulgar esse problema que é de saúde pública e tem como ser evitado ou amenizado.
Apesar de ser uma questão de saúde pública, o suicídio é um dos tabus que permeiam o imaginário da sociedade.
Segundo dados da Organização Mundial da Saúde (OMS), 800 mil pessoas se suicidam no mundo e, a cada 40 segundos, uma pessoa tenta se matar.
No Brasil, são registradas mais de 10 mil mortes por ano. E em média 24 suicídios por dia Mas o que leva tantas pessoas a tirarem a própria vida?
Por que o número de pessoas que se suicidam tem crescido nos países em desenvolvimento?
E por que falar em suicídio é tão difícil?

Não podemos deixar de interliga o suicídio a depressão, que é um transtorno psiquiátrico que afeta pessoas de todas as idades. Caracteriza-se pela perda de prazer nas atividades diárias, lentidão, fadiga e sensação de fraqueza, alterações do sono , alterações do apetite, redução do interesse sexual, retraimento social,ideação suicida e prejuízo funcional significativo (como faltar muito ao trabalho ou piorar o desempenho escolar).


Apesar dos dados, o país não investe em estratégias de prevenção.
“Não há campanhas veiculadas na televisão, como as que alertam sobre a transmissão de doenças. O assunto é tido como tabu, e quando uma pessoa é encaminhada ao sistema de saúde público por tentativa de suicídio ela é liberada após se recuperar. Um em cada quatro pacientes tenta se matar outra vez em menos de um ano”, diz o psiquiatra Antônio Geraldo da Silva, presidente da Associação Brasileira de Psiquiatria (ABP).

Principais fatores suicidas: caso de desemprego, separação conjugal, baixa estima e anomia (estado de falta de objetivos e expectativas). 

Um a ação eficiente que pode ser tomada mesmo em cidades pequenas como Biritinga é nos casos de tentativa de suicídio é o acompanhamento de psicólogos e assistentes sociais por meio de telefonemas e principalmente visitas domiciliares. Assim como também uma maior atenção dos familiares com o paciente, não deixar objetos de risco, medicamentos e armas de fogo de fácil acesso, observar o comportamento e estar sempre em conversa, ocupando-o com atividades que possa distrai-lo.



Informações e dado obtidos em : Laboratório de Saúde Mental e Medicina da Universidade Estadual de Campinas (LSMM-Unicamp), Ministério da Saúde,  http://bvsms.saude.gov.br/bvs/publicacoes/manual_editoracao.pdf.



Nenhum comentário:

Postar um comentário