quarta-feira, 16 de março de 2016

CONFIRMADO: EM BIRITINGA TEM CASO DE MICROCEFALIA .


O Zika Vírus é uma infecção causada pelo vírus ZIKV, transmitida pelo
mosquito Aedes aegypti, mesmo transmissor da dengue e da febre chikungunya. O Brasil notificou os primeiros casos de Zika vírus em 2015, no Rio Grande do Norte e na Bahia. O ciclo de transmissão ocorre do seguinte modo: a fêmea do mosquito deposita seus ovos em recipientes com água. Ao saírem dos ovos, as larvas vivem na água por cerca de uma semana. Após este período, transformam-se em mosquitos adultos, prontos para picar as pessoas.
Os sinais de infecção pelo Zika vírus são parecidos com os sintomas da
dengue, e começam de 3 a 12 dias após a picada do mosquito. Os sintomas de Zika Vírus são:
  • Febre baixa (entre 37,8 e 38,5 graus)
  • Dor nas articulações (artralgia), mais frequentemente nas articulações das mãos e pés, com possível inchaço
  • Dor muscular (mialgia)
  • Dor de cabeça e atrás dos olhos
  • Erupções cutâneas (exantemas), acompanhadas de coceira. Podem afetar o rosto, o tronco e alcançar membros periféricos, como mãos e pés
  • Conjuntivite: um quadro de vermelhidão e inchaço nos olhos, mas em que não ocorre secreção.
Sintomas mais raros de infecção pelo Zika vírus incluem:
Não há tratamento específico para a doença, só para alívio dos sintomas. Para limitar a transmissão do vírus, os pacientes devem ser mantidos sob mosquiteiros durante o estado febril, evitando que algum Aedes aegypti o pique, ficando também infectado.

EM BIRITINGA TEM CASO DE MICROCEFALIA CONFIRMADO!!

A principal suspeita é que a Zika esteja causando microcefalia porque já foram
encontrados vírus no líquido amniótico que envolve o bebê durante a gravidez e também no líquido cefalorraquidiano, presente no sistema nervoso central, dos bebês que já nasceram e foram diagnosticados com microcefalia. 

E em Biritinga já tem caso confirmado de um bebê com microcefalia, segundo informações o mesmo encontra-se sob cuidados médicos (em respeito a família não divulgaremos nomes). O que queremos é chamar atenção da saúde pública local para uma maior intervenção, orientação a população, ainda não percebemos campanhas de prevenção, informação ao povo, que desconhece essas novas doenças.

Quando a mulher pega Dengue, suas células de defesa atacam e vencem o vírus da dengue, mas estas células quando se encontram com o vírus, que é muito parecido com o da dengue, somente englobam este vírus, mas não conseguem eliminá-lo do corpo. Com esta proteção, o vírus pode alcançar todas as regiões do corpo, que normalmente não podem ser alcançadas, e dessa forma ele pode atravessar a placenta e chegar até o bebê, causando a microcefalia.
Imagem ilustrativa- Internet.

Nenhum comentário:

Postar um comentário