terça-feira, 24 de maio de 2016

MAIO: UM MÊS DE LUTA PELO  COMBATE A EXPLORAÇÃO    SEXUAL DE CRIANÇAS E ADOLESCENTES.


A exploração sexual de crianças e adolescentes ainda é um tema tímido em nossa cidade, mas não inexistente. Quando se fala nesse tema refere-se à aliciação, o oferecimento de dinheiro, brinquedos e doces em troca de serviços sexuais, resumidamente o menor é induzido a praticar o ato sexual em troca de algo. O estatuto da criança e do adolescente – ECA defende e garante os direitos e a proteção infanto-juvenil e condena esses atos.

A data de comemoração foi em 18 deste mês de maio, mas não diria a palavra comemoração e sim um mês de manifestação, alerta e luta contra este mal que atinge nossos pequenos. Com isso o Blog Biritinga Em Pauta trás esse alerta a todos com alguns dados chocantes, e passam por despercebidos ou ignorados.
A cada hora, 228 meninos – e principalmente meninas – são explorados sexualmente em países da América Latina e do Caribe.
Mais de 100 mil meninas são vítimas de exploração sexual no Brasil, apontam os dados da Organização Internacional do Trabalho (OIT).
No Brasil, a cada 26,7 quilômetros há um ponto vulnerável de exploração sexual infantil, segundo dados da Polícia Rodoviária Federal (PRF). Há casos registrados de menores oferecendo os corpos por até R$ 2,00.

Na Bahia a exploração ao menor é visível em becos e ruas escuras!
Imagem inlustrativa.
Só no Brasil foram registrados, em média, cinco casos por dia entre 2003 e 2008, de acordo com levantamento feito a partir dos dados do Disque 100, um serviço do governo federal que é referência nessa área. Cada criança explorada representa a última etapa de uma série anterior de violações dos seus direitos, que não foram respeitados. A violência, a negligência e o abuso conduzem à exploração sexual de crianças e adolescentes.
A Organização das Nações Unidas calcula que o tráfico de seres humanos para exploração sexual movimenta cerca de 9 bilhões de dólares no mundo, e só perde em rentabilidade para o mercado ilegal de drogas e armas.
Mais de 250 mil crianças e adolescentes vítimas de exploração sexual no Brasil, apontam os dados da UNICEF. A Organização das Nações Unidas. Dos 5.561 municípios brasileiros, 937 ocorre exploração sexual de crianças e adolescentes. O número representa quase 17% dos municípios de todos país.

Para que possamos construir ambientes protetores para nossas crianças e adolescentes, é necessário melhorar a coordenação entre as escolas, o conselho tutelar, os serviços de saúde, o sistema jurídico, a polícia, políticas públicas e os serviços de proteção. Não há uma ação única capaz de eliminar a exploração e o abuso. É necessário programar uma série de ações coordenadas e simultâneas com lideranças e órgãos competentes.


DENUNCIE, DISQUE 100, OU PROCURE O CONSELHO TUTELAR MAIS PRÓXIMO E DENÚNCIE.
Conselho Tutelar de Biritinga: (75) 3267-2159, localizado na Praça da Matriz, centro da cidade, ao lado da Igreja Católica.


Nenhum comentário:

Postar um comentário