quarta-feira, 12 de setembro de 2018

O Blog Adailton de Cerqueira participa de palestra sobre violência ao idoso com a Drª Severina Patrícia Fernandes, promotora de justiça.


A Drª Severina Patrícia Fernandes, promotora de justiça, realizou uma palestra de orientação na Escola Municipal Ana Nery na última terça-feira 11/09, e o Blog Adailton de Cerqueira pediu permissão à direção da escola, e fomos tentar um bate papo com excelentíssima.

 

 A Drª Severina Patrícia Fernandes abordou sobre os direitos dos idosos frisando a importância do respeito e atenção, descreveu que a maioria dos casos acontece de forma discreta e passa despercebida. As pessoas não devem fechar os olhos para o destino dos idosos, mesmo quando seja difícil aceitar que a própria família não seja sempre um porto seguro.
Drª Patrícia pediu aos alunos que quando suspeitem de qualquer forma de violência a idosos, incluindo financeiros e maus tratos, que denunciem o caso. Orientou os estudantes, e pediu em especial para as crianças e adolescentes que moram com idosos que dessem uma atenção especial aos seus avós. Abordou a respeito do Projeto Pai Presente e pediu que o Blog ajudasse nesse projeto, publicando e esclarecendo o qual o objetivo para toda população.


 A palestra contou com a presença do alunado, professores e a equipe do CREAS de Biritinga. A assistente social Nalva citou casos de descaso e maus tratos, o professor Adailton falou sobre a necessidade de ouvir o idoso, de dar atenção e carinho. A doutora falou também sobre abuso sexual, pediu que os alunos fizessem uma redação sobre os cuidados com os idosos e o melhor texto receberá um prêmio da promotoria de justiça.
Fomos informados e convidados para uma próxima palestra na Escola Municipalizada Dom Bosco na sede do município na próxima terça-feira (18/09), onde tentaremos uma entrevista especial com a promotora.

Um em cada seis idosos é vítima de algum tipo de violência em todo o mundo mostra relatório da Organização Mundial da Saúde (OMS) publicado na revista Lancet Global Health. O alerta foi feito para marcar o Dia Mundial da Conscientização da Violência à Pessoa Idosa, lembrado a cada dia 17 de junho.
Segundo o estudo, 16% das pessoas com mais de 60 anos sofreram algum tipo de abuso. Entre os casos, estão negligência e violência psicológica, física e sexual.
A organização estima que, em 2050, o número de idosos vai dobrar, chegando a 2 milhões. A especialista independente da ONU sobre Direitos Humanos, Rosa Kornfeld-Matte, afirmou que "muitos idosos correm o risco de sofrerem abusos por seus próprios familiares". 



Um comentário: