Biritinga esta feliz, Pois este mês de janeiro é mês dos festejos ao santo co-padroeiro do município, São Sebastião, e para homenageá-lo e comemorar o centenário está sendo construído e colocado na entrada da cidade a imagem do Mártir. A inauguração será dia 20; e a novena começam entre os dias 11 e 20, todas as noites, às 19:30h, na Paróquia Nossa Senhora de Belém.
A instalação da imagem que é motivo de orgulho e símbolo de fé para todos católicos da cidade acabou gerando polêmica para religiosos e críticos de plantão.
Segundo comentários pessoas falam que o Estado é laico e por isso a exposição da imagem é errada, alguns afirmam que é abuso e imposição religiosa.
A origem dos festejos é fruto de uma promessa feita por três homens, devido ao sofrimento que os moradores do Arraial da Manga com a Peste Bubônica, no ano de 1919, a tradição religiosa completou 100 anos.
Desde então, a festa é realizada todos os anos pela Paróquia Nossa Senhora de Belém, levando fiéis todas às noites de missa em homenagem ao mártir. As novenas do co- padroeiro conta com missas, homenagens, realizações de batismos, procissões, leilões... e os cristãos renovam seus pedidos ao Mártir São Sebastião.
O acompanhamento é um vento em que fieis e foliões seguem para a Fazenda Tapera, onde é celebrada a missa na capela e logo após acontece às confraternizações de grupos, acompanhado de som automotivo. Um evento de encerramento da homenagem ao mártir São Sebastião.
Nenhum comentário:
Postar um comentário