quinta-feira, 21 de maio de 2020

Dia Nacional da Luta Antimanicomial: Conheça um pouco do Centro de Atenção Psicossocial- CAPS I de Biritinga-Ba.



Com o Movimento da Reforma Psiquiátrica no final da década de 70, em pleno processo de redemocratização do país e, em 1.987, teve dois marcos importantes para a escolha do dia que simboliza essa luta, o Encontro dos Trabalhadores da Saúde Mental, em Bauru/SP e a I Conferência Nacional de Saúde Mental, em Brasília.

O que também resultou na aprovação da Lei nº 10.216/2.001, nomeada “Lei Paulo Delgado”, que trata da proteção dos direitos das pessoas com transtornos mentais e redireciona o modelo de assistência. Este marco legal estabelece a responsabilidade do Estado no desenvolvimento da política de saúde mental no Brasil, através do fechamento de hospitais psiquiátricos, abertura de novos serviços comunitários e participação social no acompanhamento de sua implementação.

Em comemoração ao Dia Nacional da Luta Antimanicomial, o Centro de Atenção Psicossocial- CAPS I de Biritinga-Ba, realizou a exposição com atividades realizadas durante as oficinas pelos usuários assistidos na unidade. O Blog visitou a exposição, que ficou do dia 18 ao dia 20 deste mês, e conheceu o espaço físico do CAPS.

Adailton, Catherine e Leandro.
"Somos uma unidade especializada em saúde mental para tratamento e reinserção social de pessoas com transtorno mental grave e persistente. Atualmente, como medida preventiva do novo corona vírus o funcionando é de 8 as 13 horas, de segunda a sexta. As atividades grupais estão suspensas, e os atendimentos individuais foram diminuídos, afim de evitar aglomeração no espaço. Mas estamos sempre disponíveis caso haja alguma necessidade.” Explicou a coordenadora Catherine Bispo Marques.

Todos objetos exposto ficaram à disposição dos visitantes e quem se interessou por alguma peça pode doar um valor simbólico para ser revertido em material de uso para os próprios usuários do CAPS.

A unidade foi inaugurada em 13 de abril de 2018, onde é oferecido um atendimento interdisciplinar, composto por uma equipe multiprofissional que reúne assistentes sociais, psicólogo, psiquiatra e terapeuta ocupacional.






“A nossa visão é a recuperação da saúde mental e a integração do paciente com sua família e comunidade, quebrando assim o preconceito que ainda persiste em nossa cidade. Contamos com atividades coletivas e individuais, além do tratamento médico.” Relatou o assistente social Leandro Cruz.

Confira algumas fotos registradas pelo Blog Adailton de Cerqueira.









 "Ser normal é ser do meu jeito, loucura é você não me aceitar."

(Catherine Bispo Marques, Coordenadora do CAPS I de Biritinga-Ba).



Redação: Blog Adailton de Cerqueira
 ada-cerqueira@hotmail.com
(71)9 9274-8178 WhatsApp


Aviso: Os comentários são de responsabilidade dos autores e não representam a opinião do Blog Adailton de Cerqueira. É vetada a postagem de conteúdos que violem a lei e/ ou direitos de terceiros. Comentários postados que não respeitem os critérios podem ser removidos sem prévia notificação.


Nenhum comentário:

Postar um comentário