sábado, 2 de maio de 2020

Durante a Covid-19, a educação à distância é a alternativa?



A suspensão de aulas para conter o avanço do novo coronavírus levou escolas e professores a repensarem e encontrarem formas de manter a aprendizagem dos alunos em tempos de pandemia.

Um levantamento do Conselho Nacional de Secretários de Educação (Consed) aponta que até o mês de abril ao menos 10 estados adotaram exclusivamente plataformas online com conteúdo educativo para transmitir aulas neste período. Outros 3 usam as plataformas online e aulas pela TV aberta.

Em meio ao avanço da pandemia, o governo federal determinou que as instituições de ensino estão isentas de cumprirem o mínimo de dias letivos, mas manteve a carga horária necessária para completar o ano de estudo. Uma das formas de atender esta previsão é adotar a educação a distância, seja pela TV, pela internet, ou ainda adaptando trabalhos escolares escritos para aqueles que não têm acesso à tecnologia.

"Muitos falam que a covid-19 veio para todos, iguala pobres e ricos. Não, definitivamente não. Alunos de colégios chiques estão bem guardados em casa, com família, com alimentos, brinquedos e trabalhos em educação à distância sendo feitos em seus computadores.
Não há dúvidas de que haverá perdas na aprendizagem, se comparado ao período normal, sem pandemia. Mas cabe o compromisso a cada secretaria de educação de pensar nesse retorno dos estudantes para resgatar o que foi perdido. Até porque Nada substitui professor com o aluno na sala de aula. Com todo esforço, estamos falando em um momento de exceção e vamos fazer o melhor possível.
A tecnologia veio para ficar, não vai parar depois [da pandemia], mas vai ser como um complemento a aprendizagem após o fim do isolamento social. Um reforço no contra turno escolar.

Usar este recurso na rede pública de ensino durante a quarentena será uma via de exclusão na qual não estamos levando em consideração a realidade do aluno, do aluno pobre, preto e que nem os pais tem um celular e nem internet. Seria favorecer uma classe e excluir outra. Se não formos abranger/atingir todo alunado, então não será uma ação louvável e significativa que resultará em aprendizagem.”

Redação: Blog Adailton de Cerqueira
 ada-cerqueira@hotmail.com
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