quinta-feira, 27 de dezembro de 2018

Água Fria- Ba: Resistência em defesa da aprovação do projeto 005/2018.




O blog vem acompanhando a luta do movimento de cultura que vem “brigando” pelos seus ideais, e na tarde da quinta-feira (20), no Colégio Estadual João Durval Carneiro, anexo de Pataiba, foram abertas as portas para o debate e defesa da criação da Secretaria Municipal da Cultura, Juventude, Esporte e da Cidadania em Água Fria.


A palavra que elenca esses episódios de luta é a resistência, mostrada pela grande participação na Reunião Ampliada da Cultura de várias linguagens do movimento cultural e entre outros, como esporte, capoeira, assentados, quilombolas, dança, produtores culturais, músicos, mestres da cultura, samba de roda, representantes da cultura afro, artesanato e representantes culturais. 

Em relato esse movimento de resistência começa a partir das suposições feita ao projeto de lei complementar 005/2018 (Criação da Secretaria), que por estratégias de oposição por parte de dois vereadores, sem ao menos ouvi ou dialogar com o movimento cultural e social, foi tirado de pauta da Mesa Diretora (Câmara de Vereadores de Agua Fria), sem entrar em votação e afirmando que é mais uma estratégia do gestor em obter cargos políticos.

Nas falas em exposição pelos participantes demonstraram grande aderência à criação do organismo de cultura e bastante consistência sobre o projeto em questão. E a importância deste organismo para o dinamismo e avanços das políticas culturais e da cidadania no município. Além, disso o projeto regulamenta dois fundos, do esporte e da cultura, destinando as percentagens de recursos para o funcionamento dessas políticas.

Com coerência de pensamentos, o movimento cultural ali presente, principalmente jovens, destinaram ações de diálogos com o legislativo e defender a criação desse organismo que em sua face é uma demanda de fortalecimento e valorização cultural, social e cidadania, no que tange as ações de enfrentamento a vulnerabilidade do património cultural e social.
Por sua vez o movimento cultura mostra que não querem o peixe e sim a vara de pescar com autonomia.

Redação do ADC
ada-cerqueira@hotmail.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário