domingo, 30 de dezembro de 2018

Biritinga coloca imagem de São Sebastião na entrada da cidade e causa polêmica religiosa.




A cidade de Biritinga- Ba está ganhando uma ‘cara nova’, está sendo construído e colocado na entrada da cidade a imagem do Santo São Sebastião (co- padroeiro); o que tem dividido opiniões... Eu (Adailton de Cerqueira) fiz umas publicações nos status do WhatsAap e nos storis do Instagram para mostrar a população a linda obra que está sendo realizada pela administração municipal, mas o que é motivo de orgulho e símbolo de fé para todos católicos da cidade acabou gerando polêmica para religiosos e críticos de plantão.

Segundo comentários pessoas falam que o Estado é laico e por isso a exposição da imagem é errada, alguns afirmam que é abuso e imposição religiosa... blá blá pra lá blá bla pra cá, vãos entender o significado da homenagem:

A ORIGEM DA PROMESSA E DO FESTEJO: 

Fruto de uma promessa feita por três homens, devido ao sofrimento que os moradores do Arraial da Manga com a Peste Bubônica, no ano de 1919, a tradição religiosa completou 100 anos.

Após infestação da Peste Bubônica, doença contagiosa e que se espalhava com rapidez pela pequena vila de Manga (Biritinga), os senhores Cirilo, Cesário e Luiz Arara fizeram uma promessa a São Sebastião: ‘que se acabasse todo aquele sofrer, se realizaria todos os anos em 20 de Janeiro, uma festa em sua homenagem”.

Desde então, a festa é realizada todos os anos pela Paróquia Nossa Senhora de Belém, levando fiéis todas às noites de missa em homenagem ao mártir.  As novenas do co- padroeiro conta com missas, homenagens, realizações de batismos, procissões, leilões... e os cristãos renovam seus pedidos ao Mártir São Sebastião.

O acompanhamento é um vento em que fieis e foliões seguem para a Fazenda Tapera, onde é celebrada a missa na capela e logo após acontece às confraternizações de grupos, acompanhado de som automotivo. Um evento de encerramento da homenagem ao mártir São Sebastião.
Um costume que a igreja mantém desde a promessa feita em 1919, quando o cortejo saía da igreja em direção à casa de um dos responsáveis pela promessa. 
 
São Sebastião.
AGORA VAMOS ENTENDER O QUE É UM ESTADO LAICO?
Estado laico significa um país ou nação com uma posição neutra no campo religioso. Também conhecido como Estado secular, o Estado laico tem como princípio a imparcialidade em assuntos religiosos, não apoiando ou discriminando nenhuma religião.Um Estado laico defende a liberdade religiosa a todos os seus cidadãos e não permite a interferência de correntes religiosas em matérias sociopolíticas e culturais.

Um país laico é aquele que segue o caminho do laicismo, uma doutrina que defende que a religião não deve ter influência nos assuntos do Estado. O Brasil é oficialmente um Estado laico, pois a Constituição Brasileira e outras legislações preveem a liberdade de crença religiosa aos cidadãos, além de proteção e respeito às manifestações religiosas.
No artigo 5º da Constituição Brasileira (1988) está escrito:
“VI - é inviolável a liberdade de consciência e de crença, sendo assegurado o livre exercício dos cultos religiosos e garantida, na forma da lei, a proteção aos locais de culto e a suas liturgias;”
Contudo, a laicidade do Estado pressupõe a não intervenção da Igreja no Estado, e um aspecto que contraria essa postura é o ensino religioso nas escolas públicas brasileiras.
Nos países que não são laicos (teocráticos), a religião exerce o seu controle político na definição das ações governativas. Nos países teocráticos, o sistema de governo está sujeito a uma religião oficial. Alguns exemplos de nações teocráticas são: Vaticano (Igreja Católica), Irã (República Islâmica) e Israel (Estado Judeu).
Pra resumir essa primeira parte da matéria(voltaremos em um outra matérias): não percebo abuso e nem imposição religiosa, primeiramente Biritinga não é a primeira cidade a prestar uma homenagem desse tipo... temos que aprender a respeitar TODAS MANIFESTAÇÕES RELIGIOSAS, ainda mais quando estas não ferem a nossa fé. Acredito que toda forma de agradecimento e adoração a DEUS é válida quando se tem fé.


Redação ADC
ada-cerqueira@hotmail.com

Um comentário: