Foto: Divulgação. |
O governador Rui Costa (PT) decretou luto oficial de três dias na Bahia pela morte de Mãe Stella de Oxóssi. A Ialorixá faleceu aos 93 anos nesta quinta-feira (27), no hospital particular Incar, em Santo Antônio de Jesus, cidade no recôncavo baiano, onde estava internada desde o dia 14 de dezembro.
Mais cedo, o governador publicou uma nota de pesar nas redes sociais destacando a atuação de Mãe Stella contra a intolerância religiosa e o racismo.
“Referência de respeito e sabedoria, a yalorixá sempre nos orgulhou pela atuação firme contra a intolerância religiosa e o racismo. À frente do terreiro Ilê Axé Opô Afonjá, manteve as portas abertas para aqueles que buscaram orientação espiritual e intelectual. Mulher forte e de resistência, Mãe Stella também deixou sua marca como escritora”.
Na Câmara de Vereadores de Salvador, o presidente Leo Prates (DEM) também publicou decreto estabelecendo luto oficial de três dias.
“O Brasil perdeu uma referência da religião de matriz africana. A sabedoria de Mãe Stella de Oxóssi, com suas ponderações e uma infinita tolerância religiosa, é um legado que fica para todas as gerações diante da tristeza pelo desenlace da vida”, comentou Prates.
Redação ADC
ada-cerqueira@hotmail.com
Nenhum comentário:
Postar um comentário